desenredo
Desenredo é uma homenagem a um conto escrito por Guimarães Rosa, publicado em Tutameia – Terceiras estórias (1967). O nome por si só já carrega as várias forças que atuam dentro de uma trama, ou a habilidade de reconfigurar as linhas soltas. O conto parece apresentar a linguagem de sua própria construção, ao refazer dados apresentados como reais e transformá-los em novas fábulas. O convite que eu faço a vocês se aproxima ao do escritor ao propor que nós, leitores, tentemos notar o que é mobilizado em nós a partir da leitura. Perceber ativamente o que aconteceu com cada um de nós, e entre cada um de nós, ao ler os textos, e que manifestações artísticas podem surgir desses encontros.
a montanha mágica
O primeiro vídeo lançado no projeto Desenredo, em setembro de 2020, é uma resposta poética e performativa ao livro A Montanha Mágica (1924), de Thomas Mann. Performatividade que resulta de um tipo de disponibilidade para o encontro com a obra, reconhecida dentro de um fazer político, que articula os efeitos de presença e sentido dos elementos da leitura aos dados do mundo. É possível ativar as legendas para melhor compreensão da narrativa contada.

a queda da casa de Usher
Um vídeo sobre originar contos e sobre nossas coleções particulares, publicado em outubro de 2020, com a intenção de friccionar os contos “A casa tomada” de Julio Cortázar e "A queda da casa de Usher", de Edgar Allan Poe.



















